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APICER promove "Semana da Cerâmica em Marrocos"

16.09.2013
  • Acções Colectivas

Esta iniciativa integra-se num projeto de promoção internacional da cerâmica promovido pela APICER, com o apoio do COMPETE, enquadrado no Sistema de Apoio às Ações Coletivas.

APICER
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O selo “Ceramics - Portugal Does it Better” foi criado pela APICER – Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica, para desenvolver a imagem da cerâmica portuguesa nos mercados internacionais e, ao mesmo tempo, distinguir as empresas que mais e melhor sejam expressão da excelência do setor.

Neste contexto, foram distinguidas 14 empresas, cuja entrega de insígnias decorreu em Cerimónia Pública que teve lugar em 24 de Maio de 2013, no Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha.

Este processo teve a sua sequência com a escolha de dois mercados-alvo – Suécia e Marrocos –, para a realização de ações promocionais com a presença de algumas das principais empresas exportadoras portuguesas do setor cerâmico, designadas de “Semanas da Cerâmica”.

Neste âmbito, foi já realizada a “Semana da Cerâmica” em Estocolmo, entre os dias 11 e 13 de Junho de 2013, com a participação de empresas produtoras de pavimentos e revestimentos cerâmicos, louça utilitária e decorativa e telhas cerâmicas.

A segunda iniciativa de promoção e divulgação do selo “Ceramics Portugal Does It Better” terá lugar em Rabat e Casablanca, nos dias 16 e 17 Setembro de 2013, com uma missão que incluirá algumas das principais empresas do setor.
Para este efeito, a APICER conta com a colaboração da Embaixada de Portugal em  Rabat e da AICEP e o apoio  da Associação de Negócios Portugal-Marrocos e Câmara de Comércio Luso-Marroquina.

A dinâmica exportadora da cerâmica portuguesa está patente nos resultados obtidos em 2012 e no 1.º semestre de 2013.
Em 2012 as exportações de cerâmica portuguesa ascenderam a 572 milhões de euros e chegaram a 161 mercados internacionais. A taxa de cobertura das importações pelas exportações atingiu os 564,5%, com uma contribuição positiva de 471 milhões de euros para a balança comercial portuguesa.

Esta dinâmica tem vindo a produzir resultados ainda mais significativos durante o ano de 2013. No 1.º semestre de 2013 as nossas exportações de produtos cerâmicos cresceram 4,8% face ao período homólogo anterior, o que compara com um crescimento médio das exportações globais nacionais de bens de 3% no mesmo período.
No final do 1.º semestre de 2013 a taxa de cobertura das importações pelas exportações de produtos cerâmicos alcançou os 687,1%, o que constitui o registo histórico mais elevado de sempre.

A crescente importância de Marrocos enquanto mercado de destino da cerâmica portuguesa está patente no aumento das nossas exportações de cerâmica para aquele país, cuja variação se cifrou nos 13,9% em 2012, face a 2011. No 1.º semestre de 2013 a variação foi ainda mais expressiva, atingindo os 21,1% face ao período homólogo anterior.
As importações de produtos cerâmicos por parte de Marrocos cresceram cerca de 80% entre 2006 e 2010, ano em que se fixaram nos 109 milhões de euros. Portugal é o 9.º fornecedor internacional de Marrocos, no que diz respeito a produtos cerâmicos, e o 16.º considerando a totalidade de produtos.

Esta ação constitui uma iniciativa enquadrada no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cofinanciada pelo FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade (COMPETE).