Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE apoia projeto no setor das energias renováveis

27.01.2015
  • Compete , Incentivos às Empresas , Pólos e Clusters
  • I&DT

A Efacec pretende ser a empresa de referência a nível global e, neste sentido, o projeto "WinDSC - Desenvolvimento e aumento de escala de módulos DSC baseado nas tecnologias inovadoras ETCO e selagem com vidro” surge como uma oportunidade no mercado competitivo da tecnologia solar.

projeto "WinDSC - Desenvolvimento e aumento de escala de módulos DSC baseado nas tecnologias inovadoras ETCO e selagem com vidro”
projeto "WinDSC - Desenvolvimento e aumento de escala de módulos DSC baseado nas tecnologias inovadoras ETCO e selagem com vidro”

1. Enquadramento

Sob o lema “Tecnologia que move o mundo”, a EFACEC pretende estar na vanguarda da tecnologia nas mais diversas áreas onde foca a sua actuação.

Em particular para o sector das energias renováveis, a Efacec pretende ser a empresa de referência a nível global e, neste sentido, o projeto WinDSC surge como uma oportunidade no mercado competitivo da tecnologia solar, com vista á introdução no mercado das células solares sensibilizadas por corante (DSCs), também conhecidas como células de Grätzel.

As DSCs são uma tecnologia de células fotovoltaicas emergente, ainda não disponível comercialmente e com um elevado potencial de crescimento. Para além do seu baixo custo de fabrico, as DSCs apresentam outras vantagens relativamente à tecnologia de silício, nomeadamente no que diz à sua estética que possibilita a sua fácil integração arquitectónica em aplicações BIPV (Building Integrated Photovoltaics).

Até ao momento uma das maiores limitações desta tecnologia prendia-se com a selagem eficaz das células. Nesta área a Efacec, em colaboração com a FEUP, foram pioneiros a nível mundial ao desenvolver uma tecnologia eficaz de soldadura com vidro assistida com laser. Contudo, o aumento de escala deste tipo de células tem novos desafios, sendo um deles a baixa condutividade dos substratos de vidro. Desta forma, o projeto “WinDSC” propõe o desenvolvimento de um novo substrato de vidro, denominado ETCO, por forma a obter superfícies transparentes com uma condutividade elétrica duas ordens de grandeza superiores ao atual estado da arte, superando a eficiência das células atuais.

Também no âmbito deste projeto foi explorada a integração desta tecnologia em aplicações BIPV. De facto, este mercado não é abrangido de forma eficaz por mais nenhuma tecnologia fotovoltaica atual, pelo que surge uma importante oportunidade de negócio para as empresas do consórcio.

2. Apoio do COMPETE

O “WinDSC - Desenvolvimento e aumento de escala de módulos DSC baseado nas tecnologias inovadoras ETCO e selagem com vidro" é um projeto em co promoção, desenvolvido entre a EFACEC ENGENHARIA E SISTEMAS, SA na qualidade de responsável do consórcio e FEUP, Universidade do Minho e CUF como copromotores.

> Sistema de Incentivos à Investig...

A Carregar...