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EcoTrain – Consórcio cria compósitos de cortiça para comboios de última geração

20.01.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

O objectivo é desenvolver soluções mais ecoeficientes, leves e confortáveis para comboios de última geração. Para tal conta com um finaciamento do FEDER, através do COMPETE e com um investimento total de cerca de 893.000 €.

O consórcio formado pela Amorim Cork Composites, da CORTICEIRA AMORIM, a Alstom Portugal, o ISQ e o PIEP, está a desenvolver novos componentes de compósitos de cortiça para aplicar em comboios de muito alta velocidade. O projecto EcoTrain representa um investimento total de 893.361,20 €.

Financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC), o projecto tem como objectivo desenvolver soluções mais ecoeficientes, leves e confortáveis para comboios de última geração. Pisos, painéis laterais e divisórias são alguns dos possíveis locais de aplicação da cortiça.

A utilização desta matéria-prima sustentável no sector ferroviário permitirá atingir os seguintes objectivos estratégicos:

  • Redução das emissões de CO2;
  • Redução do recurso a matérias-primas fósseis;
  • Conformidade com novo quadro normativo Europeu para a indústria ferroviária;
  • Aumento do conforto térmico e acústico;
  • Aumentar o valor das exportações de um recurso natural fundamental para a economia nacional;
  • Contribuir para a valorização do montado de sobro, um ecossistema endógeno rico e de elevada importância.

O desempenho térmico e acústico da cortiça, a resistência ao fogo, a manutenção de todas as qualidades ao longo da sua vida útil e a elevada resistência ao desgaste, aliados às inúmeras vantagens ambientais que advêm da sua utilização, são os principais factores que explicam o recurso a este material num projecto de tão elevada complexidade e exigência.

O Consórcio

A Amorim Cork Composites, promotor líder, possui um know-how único no desenvolvimento de soluções inovadoras de compósitos de cortiça. Este projecto possibilita a aplicação da tecnologia existente na Empresa e a sua adequação ao sector ferroviário, aproximando-se do decisor e integrador de soluções na cadeia de negócio com um produto de valor acrescentado.

Com a participação de um parceiro internacional – a Alstom Transport francesa – traz-se para o projecto o centro de competências mundial de investigação e desenvolvimento ferroviário em Eco-Design. A sua missão no projecto é de validação dos resultados num patamar internacional com vista à exportação, sendo o destinatário final das soluções encontradas.

O ISQ pelas suas competências na área do Desenvolvimento Sustentável e na área de análise e teste de materiais contribui para a selecção das soluções inovadoras de painéis desenvolvidas pela Amorim Cork Composites, que melhor respondam aos requisitos de eco-eficiência e desempenho. O Eco-design e a análise de ciclo de vida das diferentes soluções constituem um dos primeiros critérios de selecção das mesmas. Esta será complementada através de testes a serem desenvolvidos e realizados na rede de laboratórios acreditados do ISQ, o qual possui um elevado know-how internacional no desenvolvimento de ensaios de novos materiais e produtos para as indústrias dos transportes, aeronáutica e aeroespacial.

O PIEP dá resposta às necessidades de I&D (Investigação&Desenvolvimento) na engenharia de materiais e sistemas de fixação. As suas competências destacam-se ao nível da caracterização dos materiais (caracterização mecânica, estrutural, química, ambiental e superficial), engenharia de produto (desenvolvimento de produto cálculo computacional avançado, modelação e optimização comportamental, modelação e optimização de processos, conceptualização de ferramentas produtivas) e tecnologias de processamento (tecnologias de compósitos, reciclagem, técnicas de acabamento e de decoração, outras tecnologias de processamento).