Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Fiorima | Têxteis nacionais tratam da saúde

27.08.2012
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Têxteis que ajudam no tratamento de determinadas patologias são algumas das inovações “made in Portugal” que empresas como a Fiorima estão a desenvolver e a lançar no mercado.

Peúgas | Fiorima
Peúgas | Fiorima

Apostada em diferenciar-se e a manter a inovação no topo das prioridades, a Fiorima já conseguiu avanços significativos no desenvolvimento de artigos têxteis que ajudam a cuidar da saúde dos utilizadores. Estamos a falar de uma peúga com funcionalidades médicas na resolução/alívio de determinadas patologias dos pés.

O projecto

Trata-se de um projecto apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, sendo o investimento elegível de cerca de 487 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 395 mil euros.

Objectivos

Com este projecto a FIORIMA pretende:

  1. Investigar e desenvolver novas e inovadoras peúgas incrementando a mais-valia tecnológica e funcional das peúgas que produz.

    A Fiorima, através da conjugação de materiais, acabamentos e estruturas, assim como das tecnologias utilizadas, irá lançar uma linha de peúgas com multifuncionalidades adequadas às necessidades das patologias dos pacientes.
  2. Investigar e implementar o conceito de “consultório virtual de apoio médico”.

    De modo a que as pessoas com patologias nos pés possam ter um melhor aconselhamento sobre as peúgas mais adequadas à sua situação clínica, é objectivo da FIORIMA o desenvolvimento de um consultório virtual de apoio médico. Este consistirá num sistema acessível via internet através do qual um visitante poderá obter informação que o auxilie na selecção adequada da peúga terapêutica.

O desenvolvimento do consultório virtual é parte integrante do projeto uma vez que o investimento que a empresa pretende realizar não é apenas na concepção e desenvolvimento de peúgas medicalizadas, mas também na sua distribuição e venda.

Historial da FIORIMA - Fabricação de Peúgas, S.A.

A empresa de produção de peúgas trabalha maioritariamente para o mercado externo, dirigindo as vendas na sua quase totalidade para este mercado situado na Europa, EUA e Japão.

Criada em 1985, a FIORIMA nasceu da experiência acumulada nos domínios da indústria e da gestão dos sócios fundadores e deu corpo a um projecto tecnologicamente avançado e diferenciador na concepção, desenvolvimento, produção e comercialização de peúgas e similares de malha.
 
É considerada pelos seus clientes e fornecedores uma das empresas mais modernas do mundo, não só pelo recurso ao equipamento de fabricação mais actualizado, como pelo recurso às mais avançadas tecnologias no domínio de toda a logística da cadeia de valor.

Designers internacionais de moda, trabalhando em regime de exclusividade, têm a missão de desenvolver as colecções de peúgas e similares de malha de homem e mulher, lisos, derby, links, jacquard, intarsia, fantasias e bordados.

A robotização de muitos dos processos e tarefas, a integração de toda a informação gerada no interior da empresa, bem como a sua conectividade com o exterior permite à FIORIMA um avanço tecnológico relativamente aos seus concorrentes.

Produto inovador: Peúga com funcionalidades médicas

O projeto pretende contribuir para a resolução/alívio de problemas de saúde dos pés através do desenvolvimento de peúgas funcionalizadas e medicalizadas com efeito preventivo e/ou curativo nas seguintes patologias:

  • Insuficiência venosa;
  • Pé de diabético;
  • Micoses;
  • Outras patologias associadas como excesso de sudação e queratoses ou calosidades.

As peúgas são a primeira barreira entre o pé e meio ambiente que o rodeia. Este facto realça a importância que deve ser dada à peúga ao nível do design e ergonomia, da matéria-prima a utilizar e não menos importante, às várias funcionalidades que podem tornar uma peúga com propriedades activas, de forma a permitir uma verdadeira interacção com o meio em que está a ser utilizada.

O tratamento e terapêutica daquelas patologias passa pela libertação de vasoconstritores, compressibilidade gradual, libertação de antimicóticos, controlo de humidade e libertação de vitaminas e outros aditivos funcionais.

Estando as peúgas em contacto com a pele são um óptimo veículo de transmissão de produtos/agentes para a cura e/ou prevenção destas patologias. Assim, a inclusão de novas funcionalidades em têxteis (nomeadamente antibacterianas, antinflamatórias, hidratantes, vitaminas), assim como a produção de novas estruturas com compressibilidades criteriosamente estudadas surgem como uma oportunidade para o desenvolvimento de peúgas que auxiliem no tratamento e controlo das patologias identificadas.

Como resultado pretende-se desenvolver um pack terapêutico para cada uma das patologias. Assim, a escolha adequada das peúgas, desenvolvidas a partir de substratos têxteis com propriedades multifuncionais pode minorar, aliviar e/ ou prevenir as patologias já mencionadas.

Testes

Serão executados protótipos com diferentes agentes de funcionalização/medicalização, em que cada protótipo corresponde a um Pack Terapêutico que pretende colmatar uma necessidade médica anteriormente identificada.
A eficácia destes protótipos será aferida através da realização de testes de uso, num número que permita a obtenção de resultados fiáveis.

Resultados

Dado que os produtos que resultarem deste projecto são bastante inovadores e alvo de procura crescente nos países onde a empresa já exporta, a FIORIMA espera introduzi-los nestes mercados, aumentando a sua quota de vendas.

É ainda expectável que o consultório virtual de apoio médico contribua para o aumento das exportações da empresa, pois possuirá um carácter universal.

O projecto da Fiorima é, assim, ambicioso em termos de resultados esperados e inovação quer ao nível dos produtos a desenvolver, quer ao nível das actividades de validação e verificação do desempenho desses mesmos produtos.

O desenvolvimento destas peúgas levará a cabo a incorporação de diferentes agentes de funcionalização, a adaptação e/ou desenvolvimento de metodologias de incorporação destes agentes, a escolha e utilização criteriosa de matérias-primas. Em paralelo, será efectuada a aferição dos níveis de segurança e qualidade biológica bem como serão realizados ensaios de avaliação clínica das peúgas desenvolvidas em populações alvos.

De forma a salvaguardar os direitos de propriedade intelectual e industrial dos produtos/processos desenvolvidos estão previstos, o pedido de registo de uma patente europeia e de outros direitos de propriedade industrial.

De forma a credibilizar os ensaios clínicos realizados nos pacientes identificados será feito o registo dos mesmos ensaios. Este registo garante a eficácia da peúga, visto que os ensaios serão realizados de acordo com um conjunto de procedimentos e protocolos que asseguram que os resultados obtidos são fiáveis.

Síntese

Em suma, pretende-se com este projecto:

  • Desenvolver o conhecimento e propriedade intelectual e industrial necessário à exploração da tecnologia desenvolvida no contexto de outros produtos têxteis e permitir a entrada da empresa em novos nicho de mercado e a diversificação da sua presença no sector têxtil e vestuário;
  • Promover e estimular a inovação e o desenvolvimento de metodologias de concepção e investigação de novos produtos, que permitam à empresa manter-se na linha de frente no seu sector de mercado, sendo disso exemplo a opção da empresa em proceder à Implementação do Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

Assim, do conhecimento gerado a partir do desenvolvimento das actividades previstas resultará a obtenção de uma família de novos produtos têxteis funcionais, destinada à prevenção e controlo de algumas das mais representativas/importantes patologias dos pés.