A Caetano Components, a Amorim Cork Composites, a Couro Azul, a SET e o INEGI reuniram as suas competências, em parceria com a AlmaDesign e a CaetanoBus, para desenvolverem um projecto de Investigação e Desenvolvimento integrado de componentes para interiores e exteriores de carroçarias de autocarros de turismo.
Apoiado no âmbito do Sistema de Incentivos ao I&DT pelo COMPETE, o projecto "I-BUS" envolve um investimento total de €947.837 correspondendo a incentivo FEDER de €485.217 e visa a aquisição de novas competências tecnológicas através do desenvolvimento e integração de componentes e sistemas para a construção de uma secção transversal (interior e exterior), designado por "mockup", que permitirá visualizar, testar e validar soluções, para futuras aplicações em carroçarias de autocarros, nomeadamente, para modelos de turismo, sob o mote: Integrado, Mais Leve, Mais Ecológico e Mais Confortável.
O mockup (modelo do produto) à escala real foi apresentado na feira Coach & Bus, que decorreu em Birmingham (5 e 6 de Outubro) e será apresentado em Portugal na Marinha Grande (22 a 30 de Outubro).
A principal característica inovadora deste projecto começa por ser a própria concepção integrada de componentes, pelos fornecedores, a montante da cadeira de fornecimento (quando, actualmente, esta é sempre feita pelo integrador final, "carroçador"). Esta abordagem permitiu desenvolver soluções para interiores de carroçarias em áreas sensíveis onde anteriormente não foi possível inovar: Peso, conforto e eficiência ecológica.
As competências das diferentes entidades intervenientes no projecto e as sinergias ao longo do projecto de desenvolvimento do produto permitiram apresentar soluções a vários níveis:
- Banco de Passageiros (Raia e Shark): bancos com design de inspiração biomórfica e baixo custo de manutenção, revestido a couro ecológico e anti-alérgico, altamente resistente e de fácil limpeza.
- Sistema de Bagageiras: sistema modular de inspiração aeronaútica, leve, com tampas e compartimentos individuais e incorporação de sistema inovador de encaixe com resultados efectivos na redução de custos de assemblagem/manutenção.
- Tampas exteriores das Bagageiras: em compósito com núcleo de cortiça, aumenta a resistência e reduz até 50% o peso das bagageiras tradicionais, contribuindo para a redução do peso total do veículo e para a facilidade no seu manuseamento.
- Painéis laterias: construção modular, em compósito com núcleo de cortiça, com consequente redução do número de peças e do tempo de montagem. Impacto ao nível do isolamento térmico e acústico.
- Iluminação: sistema de iluminação integrado nas bagageiras. Sistema individual accionado pela proximidade.
- Tapa-pernas: mais fino, garantindo maior segurança com impacto no conforto e na lotação do veículo.
- Piso: em cortiça, substitui o tradicional e pesado contraplacado. Trata-se de uma solução acessível, mais leve e com melhor isolamento térmico e acústico.
O projecto tem como objectivo final a apresentação de um produto com melhorias incrementais no mercado - inovação de produto, sendo objectivo transversal o desenvolvimento das competências de todas as entidades da parceria.
Soluções integradas, novos materiais (nomeadamente ao nível do manuseamento do couro, da criação de novas aplicabilidades da cortiça) a incorporação de design inovador contribuirão para a construção de autocarros de turismo mais confortáveis e eco-eficientes. A diminuição substancial do peso total da carroçaria apresenta benefícios ao nível do consumo, da performance e estabilidade do veículo, diminuindo os custos da operação e da manutenção.
Saiba mais em www.ibus.com.pt