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Nautilus | Uma empresa de mobiliário escolar que inova nas tecnologias de educação

17.10.2011
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Uma empresa de um sector tradicional que aposta na área das tecnologias para a educação, tendo sido distinguida por duas vezes com o maior prémio internacional de inovação, o Worlddidac Award em 2006 com a mesa interactiva Uni_Net e em 2008 com a estação interactiva Netboard.

A Nautilus é uma industria de mobiliário escolar cujo objectivo é dar resposta às necessidades de equipamentos de ensino em geral e similares, como bibliotecas e museus, entre outros. Fundada em 1996 conta, actualmente com 3 unidades industriais incluíndo marcenaria e serralharia.

Sendo já uma referência na sua área a Nautilus marca presença em alguns paises europeus.

A Nautilus valoriza a inovação especialmente na área das tecnologias para a educação, desenvolvendo produtos que respondem às exigências da Geração NET: abertura à informação, participação e interactividade.

A Nautilus foi uma empresa pioneira neste campo, desenvolvendo no contexto de um projecto NITEC mesas interactivas UNI_NET. Estas foram a resposta da empresa a estudos que efectuou sobre as melhores formas de ensino, transpondo-as para a realidade das nossas escolas. As mesas interactivas UNI_NET foram reconhecidas internacionalmente com o Prémio Worlddidac 2006, actualmente o prémio mundial com maior prestígio e reconhecimento no sector da educação.

Este trabalho teve continuidade em dois projectos desenvolvidos em copromoção com o INESC, apoiados pelo COMPETE, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI&DT) | Projectos em Co-promoção: EI-Nautilus e QI2Learn | Quadros Interactivos na Aprendizagem.


• Projecto EI-Nautilus

O projecto EI-Nautilus desenvolveu dois produtos inovadores que exploram o ambiente de sala de aula interactiva, aproveitando as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação nesse contexto.

O primeiro produto, designado de ERGOS_NETPAD + NETPHONE trata-se de uma mesa com design e características específicas, na qual existe uma componente tecnológica - o NETPAD – equipando-a de um controlo gráfico remoto, que permite aos aos alunos interagir com um sistema de sala também interactivo, disponível no computador do professor. A mesa é complementada com um equipamento designado NETPHONE, que permite estabelecer as comunicações com o restante equipamento da sala.

O segundo produto, com a designação NET_SCHOOL, consiste num conjunto de aplicações que permite fazer a integração de todos os equipamentos da sala de aula (mesa interactiva UNI_NET, ERGOS_NETPAD + NETPHONE, quadro interactivo), criando, deste modo, um ambiente de sala de aula interactiva e potenciando as seguintes funcionalidades a alunos e professores: gestão de sala, gestão de turma em aula, gestão de conteúdos, gestão de conhecimento e comunidade de conhecimento.


• QI2Learn | Quadros Interactivos na Aprendizagem

O Projecto QI2Learn tem por objectivo central o desenvolvimento de conteúdos multimédia para exploração em Quadros Interactivos (QI) impulsionadores da Aprendizagem (to learn).

O Público-Alvo seleccionado é o Ensino Superior e foram eleitas áreas científicas com relativo impacto transversal para estudo do potencial deste meio no ensino e na aprendizagem. Disciplinas na área das Ciências Sociais e da Biociência reúnem condições pedagógicas para dar uma projecção comercial a esta tecnologia no âmbito do Ensino Superior. A Tecnologia dos Quadros Interactivos é certamente um estado intermédio para diversos tipos de superfícies interactivas que nos permitirá passar do conceito de exploração de ferramentas informáticas para ambientes ricos em tecnologia em que interagimos, de uma forma cada vez mais natural, pelo que este sector se revela promissor em inovação.

A estratégia pedagógica global pretende tirar partido dos recursos multimédia e do potencial da simulação na criação de contextos de aprendizagem reforçados por actividades pedagógicas em sala de aula. Com vista ao futuro pretende-se criar uma comunidade de prática, mediada por tecnologia, para partilha, reflexão e avaliação de um portfólio de conteúdos para o ensino superior.

A Tecnologia dos Quadros Interactivos é altamente promissora pela dinâmica pedagógica e enriquecimento do processo de aprendizagem, que promove no ensino presencial.

Este projecto tem por objectivos específicos:
1-Realizar um estudo actual da oferta de objectos formativos disponíveis para esta tecnologia;
2-Desenvolver conteúdos transversais em diversas áreas científicas para o ensino superior nomeadamente em: estatística, gestão e biociências nas sub-áreas de Biologia/Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Biologia Molecular;
3-Conceber actividades pedagógicas complementares à exploração dos conteúdos produzidos;.
4-Estruturar um portfólio digital de arquivo, pesquisa e classificação de objectos formativos para quadros interactivos no ensino superior;
5-Validar os contéudos desenvolvidos com os potenciais utilizadores em diferentes cenários;
6-Disseminação e promoção concertada de resultados através de comunicações em conferências internacionais, publicações de artigos científicos, apresentações em feiras da área e criação de um web-site do projecto.

A mais-valia do trabalho em co-promoção no desenvolvimento dos projectos

A natureza dos projectos exigiam uma equipa multidisciplinar e uma confluência de diferenças competências e experiências.

A Nautilus como empresa com experiência consolidada no design, no desenvolvimento, na produção e na comercialização de mobiliário escolar, receptiva à integração de elementos de inovação nos seus produtos.

A Nautilus surgiu como a empresa ideal para o desenvolver e comercializar os dois produtos, muito pela posição de liderança que detém no mercado nacional em matéria de produção de mobiliário pré-escolar e escolar, actuando sempre na perspectiva da inovação e da qualidade. A excelência do know how da Nautilus foi formalmente reconhecida pelo Ministério da Educação, através da homologação do mobiliário escolar produzido pela empresa.

E o INESC Porto como entidade ligada ao Sistema Científico e Tecnológico, com maturidade reconhecida no desenvolvimento de software específico.

O INESC Porto, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, afigurorou-se, assim, como um parceiro ideal para o estudo e desenvolvimento de aplicações  práticas, versáteis, de fácil utilização para professores e alunos, com vista à criação de um contexto de educação interactivo, participativo e, simultaneamente, inclusivo.

A criação de um consórcio desta natureza privilegiou a partilha de complementaridades e sinergias entre duas entidades com competências distintas, mas conciliáveis, possibilitando, por um lado, a valorização económica dos resultados da I&DT, gerando mais-valias quer para a entidade do SCT, quer para a empresa promotora, que incorpora na sua actividade económica os resultados da I&DT; e, por outro, a valorização social dessa mesma I&DT, na medida em que as soluções propostas pelo projecto (desenvolvimento de dois produtos inovadores) constituem respostas interessantes à crescente necessidade de modernização do equipamento escolar e consequentemente do modo de abordar a aprendizagem.