1. Apoio do COMPETE
- Financiamento
Inserido no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, o projeto “Lunacloud” conta com um investimento elegível na ordem dos 2 milhões e 406 mil euros, sendo financiado pelo FEDER, através do COMPETE em cerca de 1 milhão e 83 mil euros.
- Testemunho de António Miguel Ferreira | CEO da Lunacloud
“A Lunacloud é um fornecedor de serviços de infraestrutura e de plataforma de Cloud, com base em Portugal. A Lunacloud escolheu sediar-se em Portugal devido à oferta de recursos humanos qualificados, o que lhe permite prestar serviços com um elevado grau de qualidade e competitividade. Importante nesta decisão estratégica foi também o facto de podermos contar com o apoio do QREN e do programa COMPETE. Num mercado altamente competitivo, a escala é um fator importante. Adquirir escala implica realizar elevados investimentos. A Lunacloud tem uma forte base acionista, mas o apoio do Compete foi essencial para conseguirmos alavancar os investimentos previstos e acelerar a nossa expansão. Apesar de ter decorrido apenas cerca de 1 ano desde que pudemos contar com este apoio, estamos confiantes que será importante no desenvolvimento da empresa, sobretudo nos anos que se aproximam, estabelecendo a Lunacloud como um fornecedor de referência nesta área das tecnologias de informação”.
2. Síntese
O projeto enquadra-se na tipologia de investimento de inovação de produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção atual através da transferência e aplicação de conhecimento pois trata-se de um projeto que visa a instalação e exploração de uma infraestrutura física e lógica portuguesa de serviços de cloud computing, dirigidos ao mercado europeu e mundial.
A Lunacloud é uma empresa criada de raiz para o desenvolvimento, com base em Portugal, de serviços de cloud computing, dirigidos para o mercado Europeu e mundial, posicionando assim o País como pioneiro e inovador nesta área.
- Sobre a Cloud
Cloud computing é um conceito disruptivo que veio transformar a forma como pessoas e empresas consomem recursos tecnológicos: de computação, de sistemas operativos, bases de dados e de aplicações finais.
Os serviços de cloud computing devem respeitar 5 características essenciais (on-demand self-service, broad network access, resource pooling, rapid elasticy e measure service), o que não acontece na maioria dos prestadores mundiais, dado existir um fenómeno de lançamento de serviços de “falsa cloud”.
- Posicionamento da Lunacloud
A Lunacloud posiciona-se para prestar serviços de cloud computing (modelo IaaS e PaaS) respeitando todas as 5 características essenciais dos serviços cloud, disponíveis sobre a forma de public cloud e endereçados às PME tecnológicas, start-ups, programadores e administradores de sistema (exclui mercado de grandes empresas).
Os serviços “IaaS” e “PaaS” são:
- Semelhantes em todos os mercados, não carecendo de qualquer localização ou adaptação específica.
- Propícios a economias de escala, sendo beneficiados os fornecedores que consigam operar infraestrutura para prestação de serviços até mesmo milhões de clientes.
Pelos dois motivos acima enunciados, empresas que se foquem apenas no seu mercado de origem, no caso da dimensão do mesmo ser reduzido (caso de Portugal), não conseguirão nunca ser competitivas à escala europeia ou global, pelo que criação de uma estratégia de internacionalização é condição imprescindível para a competitividade a médio e longo prazo.
- Potencial do mercado de cloud computing
É opinião unânime de todos os analistas de mercado que o cloud computing representa um mercado de elevadíssimo potencial - a maior oportunidade na indústria da IT nesta década - que só agora está a tomar um ritmo mais elevado, cujos serviços estão agora a ser adotados ou considerados para adoção pelas empresas.
3. Serviços
A Lunacloud irá basear a sua atuação no mercado internacional através de três famílias de serviços inovadores e de crescente procura mundial:
- Cloud servers- Aluguer de servidores virtualizados, instalados em minutos, pagos mediante utilização, com contabilização horária. Controlo total dos servidores via um painel de gestão na Web ou através de uma API (Application Programming Interface).
- Cloud appliances - Aluguer de servidores virtualizados e pré-instalação de aplicações com base em necessidades específicas de nichos de mercado. Controlo total dos servidores via um painel de gestão na Web ou através de uma API (Application Programming Interface).
- Cloud storage - Aluguer de discos virtuais, com capacidade desde 10 GB a 2 TB, acessíveis na Internet através de um painel de gestão na Web ou através de uma API (Application ProgrammingInterface). Contratados exclusivamente online, aprovisionados automaticamente em minutos, pagos mediante utilização.
Todos os serviços serão contratados exclusivamente online e aprovisionados automaticamente em minutos.
As novas versões dos serviços irão sempre ser testadas em Portugal ('mercado-piloto'), para teste e otimização, antes do lançamento nos outros mercados.
4. Mercados
Numa fase inicial os serviços serão comercializados em oito países, designadamente, Inglaterra, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Polónia e Turquia, o que permitirá explorar um mercado total de elevado potencial, mas conhecido dos promotores da empresa, pelo que este facto, aliado à experiência na prestação de serviços Internet, permitirá minimizar o risco do investimento e maximizar o potencial retorno, preparando a empresa para uma segunda fase de expansão.
5. Ações a implementar
O projeto foi dividido em duas fases:
1.ª Fase | Planeamento e piloto
- Planeamento: análise de mercado e indústria, definição da estratégia e modelo de financiamento, análise e seleção de países com potencial como mercado-alvo, pesquisa e seleção do nome, registo de domínios Internet, registo de marca, pesquisa, análise, negociação e escolha dos principais parceiros/fornecedores.
- Constituição: elaboração e registo de logótipo, procedimentos legais e financeiros de constituição da empresa e depósito do capital social inicial, declaração de início de atividade e contratação dos primeiros colaboradores.
- Conceção: definição da linha de produtos, respetivas características e posicionamento face à concorrência, definição da estratégia de marketing, conceção gráfica da imagem e elaboração do site web, assinatura de contratos de fornecimento com os principais parceiros, implementação de infraestruturas iniciais de hardware e software, integração do site web com a infraestrutura, implementação de produtos, integração de meios de pagamento online, definição de campanhas publicitárias ou de comunicação em meios online, incluindo comunicação nas redes sociais.
2.ª Fase | Lançamento e expansão
- Pré-lançamento: elaboração de um programa privado de beta-testing junto de 50 clientes em diversos países para teste dos serviços, análise de resultados, otimização da oferta e campanhas de comunicação.
- Lançamento: início das campanhas de comunicação, incluindo contactos com jornalistas e analistas, em UK e Portugal, inicialmente.
- Otimização: análise dos resultados iniciais, otimização dos processos e produtos, lançamento de novos produtos.
- Expansão: arranque da expansão para os novos mercados previstos na fase inicial de lançamento, após UK e Portugal.
6. Objetivos Estratégicos
- Expandir para 8 países
- Atingir 3.500 clientes ativos no final do 12º mês e 11.000 clientes ativos no final do 24º mês de atividade
- Ser um dos 3 principais prestadores europeus de serviços de cloud computing “IaaS” e “PaaS” em 2017, em volume de negócios
- Atingir 85% da faturação fora de Portugal
- Criar uma rede de 10 parceiros, nos primeiros 24 meses, que complementem as competências da empresa e permitam aumentar a rapidez de inovação no lançamento de novos serviços na área de “IaaS” e “PaaS”, com preferência pelos parceiros nacionais.
7. Fatores Diferenciadores
A empresa prevê centrar os seus esforços nas seguintes áreas de competitividade:
- Simplicidade e Transparência
- Design elaborado e simplicidade do portfólio de serviços, do processo de compra online, do site e modelo de preços.
- Transparência do modelo de preços e condições contratuais, para facilitar a decisão dos clientes.
- Desenvolvimento de produto
- A atividade de conceção e desenvolvimento de produto será crítica para o sucesso da empresa e a estratégia assenta em dois vetores de decisão: commodity vs value-add e outsourced vs in-house. Os serviços com maior potencial de comoditização e standardização serão adquiridos, centrando-se os esforços de desenvolvimento em serviços de maior valor acrescentado.
- O objetivo da estratégia de desenvolvimento de produto é a criação de agilidade e o enfoque em desenvolver apenas aquilo que não é passível de ser adquirido no mercado de forma mais eficiente. A aquisição de serviços a parceiros no mercado, privilegiará sempre que possível o recurso a empresas nacionais, para a empresa contribuir para o desenvolvimento de um eco-sistema (cluster) na área de cloud computing, em Portugal.
- Infraestrutura e Tecnologia
- Existem várias tecnologias de virtualização, sobre as quais assentam os modelos de cloud computing. A tecnologia mais difundida é a de hardware-virtualization, cujos servidores virtuais se chamam 'Virtual Machines' (VM). No entanto, a tecnologia que garante maior performance e maior optimização de recursos é a de OS-virtualization, cujos servidores virtuais se chamam 'Containers'.
A Lunacloud utilizará ambas as tecnologias, o que permitirá otimizar recursos e ganhar eficiência ou endereçar requisitos específicos de clientes.
- Crescimento da base de clientes
- Através de um plano ambicioso de crescimento nos mercados indicados anteriormente o que permitirá explorar um mercado total de elevado potencial mas conhecido dos promotores da empresa.
- Automação de processos
- Fruto de experiências, todo o processo de promoção, venda, faturação, cobrança, aprovisionamento e suporte de serviços estará totalmente automatizado e não requererá intervenção manual, reduzindo drasticamente os custos de produção, criando economias de escala e eficiência operacional.
- Quadros próprios altamente qualificados
- Através da contratação de recursos humanos qualificados em Portugal, para o quadro de colaboradores da empresa, competindo em qualificação e preço com os melhores mercados mundiais.
- Hardware e Software
- Beneficiando da capacidade negocial junto de fornecedores de hardware, software, redes de telecomunicações, Datacenters e serviços especializados, é possível obter descontos significativos face aos preços de mercado.
- Rede de comunicações europeia e Datacenter
- Beneficiando do desenvolvimento da infraestrutura tecnológica de Redes e Datacenters realizado pelo grupo Claranet na Europa, como fator facilitador e diferenciador, face à maior parte da concorrência internacional e toda a concorrência nacional.
- Alavancamento de financiamento
- Potencial do capital próprio e capacidade de financiamento dos promotores, acesso rápido e a custos controlados aos recursos tecnológicos de Redes e Datacenters do Grupo Claranet, alavancado ao sistema de incentivos à inovação e exportação existente, tornando todo este projeto possível em Portugal, face a outras alternativas mais tradicionais nesta área de mercado (Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Irlanda).
- Marketing Global
- Contando à priori com uma estratégia de marketing global bem definida, adaptada às especificidades de cada mercado, e contando com a experiência dos promotores e do grupo Claranet nos mercados onde já opera, por forma a poder competir e ter sucesso num mercado agressivo.
- Preço
- As economias de escala permitem ter um preço abaixo dos principais concorrentes, mantendo no entanto margens saudáveis de negócio e espaço para uma eventual futura maior concorrência no fator preço (que afetaria mais os operadores dominantes, com maior volume de faturação).
É a conjugação de todos estes fatores que cria as condições para que a empresa possa fornecer serviços de cloud computing, em que um dos fatores diferenciadores mais importantes face à concorrência internacional é o fator preço, sendo outro a sua capacidade de adaptação à especificidade de cada mercado local.
8. Resultados Esperados
Ao longo dos dois primeiros anos de atividade, prevê-se que o mercado Portugal não represente mais de 15% do total de vendas, sendo os restantes 85% provenientes de mercados externos.
Apenas depois de conseguir atingir elevadas economias de escala nestes mercados iniciais, a Lunacloud terá condições para se posicionar como um operador global, capaz de concorrer noutros mercados (Brasil, Ásia, EUA, entre outros).
9. Links
www.lunacloud.com
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, consulte o menu "Áreas/Incentivos às Empresas/Inovação/Projetos que Apoiamos".
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.