Suggestions

Give us your opinion

Bi-Silque: uma empresa portuguesa familiar no comando mas mundial na dimensão

26.03.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Inovação

Esta é a marca distintiva da Bi-Silque, que se dedica à produção e venda de artigos de comunicação visual para casa e escritório e, ainda, de utilidades domésticas.

Produtos da Bi-Silque
Produtos da Bi-Silque

A Bi-Silque S.A. promove a realização, com o apoio do COMPETE, do projeto de investimento no âmbito do SI Inovação (Inovação Produtiva) que envolveu um total de investimento elegível de 1.412 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 636 mil euros.

Bi-Inteligent

A Bi-Silque lidera o mercado europeu de produção de quadros e perspectiva o reforço da presença nos Estados Unidos, para o que já redefiniu a sua política de marketing, estimando aumentar as vendas naquele mercado.

Desta forma o projeto compreende atividades de melhoramento de métodos e inovação dos processos de fabrico e de logística e distribuição, bem como métodos organizacionais e uma forte aposta no marketing.

Fundamentalmente este projeto visa colmatar ineficiências organizativas e de processo ao nível das operações visando simultaneamente um aumento de produtividade e da capacidade de fabrico que possibilite o crescimento sustentado no mercado norte-americano de comunicação visual.

O projeto tem como objetivo a melhoria substancial das operações ao nível da sua gestão, nos seus processos e layout fabril.

Tendo a Bi-Silque S.A. como aposta a expansão e consolidação da sua presença nos mercados internacionais foi considerado como investimento estratégico prioritário de melhoria da competitividade, para potenciar e consolidar a internacionalização, a aposta nos mais inovadores investimentos de produção e em organização da atividade operacional, implementando o Lean Manufacturing na cadeia de valor, desde as operações internas aos fornecedores, optimizando processos via eliminação de desperdícios, racionalizando layouts e fluxos. A par do investimento em sistemas de informação surgem investimentos em novos processos de fabrico e ações de marketing direcionadas exclusivamente para o mercado internacional.

A empresa debate-se com uma gestão das suas operações inadequando à sua dimensão e aos requisitos que lhe são impostos pelo mercado e, simultaneamente com a necessidade de reverter um processo ainda mão-de-obra intensivo num processo tecnologicamente intensivo, mas completamente inovador no sector. Esta é claramente a situação das operações de embalagem e de colagem, onde a empresa regista uma intensa utilização de mão-de-obra e uma reduzida produtividade e reduzida fiabilidade, reduzindo claramente a sua capacidade competitiva e consequentemente limitando o seu crescimento, penetração no novo mercado dos Estados Unidos e reduzindo em simultâneo as barreiras a entrada de novos concorrentes. Como já foi anteriormente exposto a oportunidade criada no mercado dos Estados Unidos exige que a empresa melhor substancialmente a sua eficiência em vários níveis, mas fundamentalmente ao nível das operações, onde julgarmos ela se confronta com um dos seus pontos mais fracos, apesar das recentes melhorias ao nível do processo, em resultado de parcerias com a Universidade de Coimbra e que visaram com êxito a produção de equipamentos piloto para as operações de montagem de quadros e de blocos de papel. Este é sem dúvida o objetivo primeiro deste projeto.

As novas exigências para a atividade logística da Bi-Silque S.A. e no mundo passam pela implementação do Lean Manufacturing, pelo maior controle e identificação de oportunidades de redução de custos, redução nos prazos de entrega e aumento da qualidade no cumprimento do prazo, disponibilidade constante dos produtos, programação das entregas, facilidade na gestão dos pedidos e flexibilização da produção, análises de longo prazo com incrementos em inovação tecnológica, novas metodologias de custos, novas ferramentas para redefinição de processos e adequação dos negócios, eliminando desperdícios e tarefas que não agregam valor na cadeia.

Em resumo: "Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível". Sem os investimentos que a Bi-Silque S.A se propõe efetuar nesta área, dificilmente consegue alcançar este patamar, sem o qual dificilmente alcançará o seu objetivo de atuar com lugar de destaque no mercado internacional.

O equipamento piloto de embalagem irá desenvolver soluções que eliminem ou minimizem o principal obstáculo à automação do processo em causa; a multiplicidade de formatos e de operações. Para tal terá de recorrer a soluções de robótica avançada.

A pertinência do desenvolvimento deste tipo de projeto, atualmente, relaciona-se com o facto de algumas das tecnologias que são necessárias conjugar se encontrarem no mercado com valores que tornam viável a implementação do projeto. 

Historial da empresa

A Bi-Silque é uma empresa familiar que começou a laborar há 30 anos numa garagem de Esmoriz, produzindo produtos para casa e escritório baseados em cortiça (já então voltados para o mercado além-fronteiras).

Partindo da exportação de produtos inovadores para casa, de que é líder mundial, e escritório à base de cortiça, a atividade da empresa foi, ao longo destes anos, sucessivamente alargada para produtos profissionais para escritório e escolas e para o uso de outro tipo de matérias-primas que não a cortiça.

Assim, no presente, a cortiça deixou de ser o material exclusivo e o conceito de decoração e utilidade vai dando lugar ao da comunicação visual (inovadora), com os quadros para salas de reunião ou os cavaletes de apresentação a constituírem exemplos paradigmáticos de alguns dos produtos de maior sucesso.

Desde o arranque em 1979 que face à visão do negócio, o percurso da Bi-Silque foi sendo coroado de êxitos sendo que o esforço tem merecido o reconhecimento generalizado, com a atribuição de vários prémios internacionais de melhor distribuidor e melhor fornecedor, assim como as distinções nacionais de uma das melhores PME e de mérito empresarial (concedida pelo IAPMEI, já em 2009).

Apostando sempre na sua filosofia de criação de novos e originais produtos e de mais valor para o cliente, a Bi-Silque é já uma das maiores PME nacionais, contribuindo com 83% das suas vendas para a exportação. Exporta atualmente para cerca de quarenta países espalhados pelos cinco continentes.

A Bi-Silque incorpora nos seus produtos 70% de matérias-primas de origem nacional, sendo o grosso proveniente da fileira florestal. Atualmente a Bi-Silque possui uma empresa no Reino Unido e outra nos Estados Unidos e um escritório na Alemanha, através dos quais distribui e comercializa os seus produtos nesses mercados.

Sendo Portugal um país com uma importância capital ao nível das indústrias da cortiça, transformação de madeira, produção de MDF e transformação de alumínio, foi possível para a Bi-Silque adquirir um profundo conhecimento sobre as principais matérias-primas e construir uma forte ligação de parceria com os seus fornecedores e colocar no mercado mundial cada vez mais produtos com elevada utilização de produtos nacionais e em larga medida reciclados.

Produtos 

Procurando desde o início corresponder e sempre que possível ultrapassar as expectativas dos seus clientes na satisfação das suas necessidades criando-lhe valor, a empresa conseguiu granjear uma posição de prestígio, notoriedade e liderança nos mercados internacionais.

Atualmente, os produtos da Bi-Silque repartem-se por duas grandes categorias: os produtos para casa e aplicações domésticas Bi-Casa e os produtos para escritório e aplicações profissionais (Bi-Office e Bi-Bloco). Estes últimos, apesar de apenas terem surgido no leque de ofertas da empresa a partir de 1999, têm vindo a ter um enorme crescimento da procura e marcam presença em alguns dos maiores e mais conceituados mercados mundiais. Pormenorizando, no segmento Office a Bi-Silque produz e comercializa para quase todo o mundo uma enorme variedade de produtos de Comunicação Visual com excecional qualidade e design moderno. Estes agrupam-se nas seguintes categorias: Whiteboards, Noticeboards, Easels, Flipchart pads. No segmento Casa podemos encontrar uma diversidade de produtos como: memos com aro em madeira ou MDF revestido, memos magnéticos, porta-fotos, calendários e relógios de cozinha, bandejas, etc.

Será de salientar que a Bi-Silque conta com uma equipa de designers próprios que trabalha em estreita colaboração com o Marketing, a Produção e Qualidade tendo em vista a constante renovação da gama de produtos, de forma a colocar nos mercados internacionais os artigos mais atualizados, com materiais inovadores e que mais valor tragam para o cliente final. 

Mercados

O mercado internacional é o target dos negócios desta empresa de produtos de comunicação visual.

Os números comparativos da produção e faturação não deixam dúvidas quanto à matriz internacional da Bi-Silque: 98 por cento dos produtos são dirigidos ao mercado de exportação e 90 por cento do volume de negócios provém de vendas realizadas fora de Portugal.

A longa e elevada experiência na exportação dos seus produtos um pouco para todo o mundo, permitiu o desenvolvimento de fortes competências nas operações logísticas e na distribuição, permitindo satisfazer com a eficiência desejada os requisitos dos mais exigentes consumidores em qualquer parte do globo.

Atualmente a Bi-Silque exporta para cerca de 49 países, designadamente Japão, Coreia do Sul, E.U.A. Rússia, toda a Europa, Austrália e Emiratos Árabes Unidos, Nova Zelândia, Panamá e Peru, sendo o maior destino o Reino Unido.

Curioso e sintomático é o facto de o site da empresa (www.bisilque.com) ter como língua única o inglês.

O futuro da Bi-Silque passa por tecnologia, inovação e empreendedorismo. A empresa do distrito de Aveiro tem vindo a desenvolver, em parceria com algumas universidades portuguesas, a sua própria tecnologia, com o objetivo de criar novos processos tecnológicos de fabricação e produtos.

Aposta, igualmente, no lançamento de novos produtos interativos e de soluções de software para diferentes plataformas de comunicação existentes e a criar, como sejam a televisão interativa.