Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE apoia projeto no âmbito da produção de alimentos para animais

11.06.2014
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • Inovação

Garantir um aumento da qualidade dos produtos e a obtenção da certificação de produtos, inovando, tanto ao nível do produto, como ao nível dos processos, eis a missão do projeto “Rações – Qualidade e Competitividade”.

Projeto | Rações – Qualidade e Competitividade
Projeto | Rações – Qualidade e Competitividade





1. Síntese


O projeto desenvolvido permitiu á empresa, através dos equipamentos instalados, das técnicas desenvolvidas e dos processos de controlo de qualidade implementados, garantir um aumento da qualidade dos produtos e a obtenção da certificação de produtos, inovando, tanto ao nível do produto, como ao nível dos processos.A Rações Zêzere tem como objetivo principal a produção de alimentos para animais de elevada qualidade, elaborados a partir de rigorosos critérios de qualidade e de controlo, potenciando e maximizando a rentabilidade destes para os clientes.

Este projeto permitiu desenvolver uma 2.ª linha de fabrico, alargando os objetivos definidos a um novo segmento de mercado, animais ruminantes e cereais e misturas embalados. Isso permitiu á empresa, rapidamente ultrapassar a quase totalidade das metas definidas no projeto, com um aumento significativo da atividade da empresa, do número de colaboradores e dotou a empresa de capacidade de penetração nos mercados externos, com as exportações a representarem já em 2013, 1.º ano pós projeto, um volume de vendas superior a 2,1 milhões de euros, representando cerca de 900 Ton mensais.  

rações zezere 

Ficha do projeto

Designação: Rações - Qualidade e Competitividade

Tipologia: 

  • Produção de novos bens e serviços
  • Adoção de novos processos ou métodos
  • Expansão de capacidades de produção   
  • Criação de unidades ou de linhas de produção 
  • Introdução de melhorias tecnológicas 



2. Apoio do COMPETE


> Enquadramento

Promovido pela Rações Zêzere, SA, e inserido na estratégia do Cluster Agro-Industrial do Centro, o projeto “Racões – Qualidade e Inovação” enquadra-se no Sistema de Incentivos à Inovação do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

> Financiamento

O projeto “Racões – Qualidade e Inovação” implicou um investimento elegível na ordem dos 2 milhões e 550 mil euros, sendo financiado pelo FEDER, através do COMPETE em cerca de 1 milhão e 371 mil euros.


> Testemunho

Segundo Jorge Fernandes, Presidente do Conselho de Administração, “a realização do projeto SI Inovação foi determinante para o crescimento da empresa, colocando a empresa e os produtos num elevado nível de qualidade e possibilitou a Certificação de Produtos, única no setor, diferenciando e incrementando a notoriedade da empresa e elevando a qualidade dos produtos”.


3. Descrição do projeto

> Âmbito


O projeto da Rações Zêzere insere-se num contexto de expansão do negócio, assente em inovação nos produtos, nos processos e nos mercados, designadamente:

1.    Nos produtos existentes. por via da aplicação de referenciais normativos no país, dentro do sector, o que contribuiu para elevar os padrões de qualidade concorrencial e, consequentemente, a competitividade da empresa e do sector.

2.    Em produtos novos, desenvolvidos como resultado de nova capacidade técnica laboratorial e produtiva instalada, criando soluções por medida de acordo com as necessidades específicas dos clientes, nomeadamente no que se refere ao tipo de animal e à sua fase de vida. Estes novos produtos contribuíram para o desenvolvimento da competitividade do sector produtivo de carne (animal) e de ovos, por via de melhores desempenhos diretos das rações.

3.    Na adoção de novos processos automatizados na produção dos produtos finais, alguns deles pela primeira vez em Portugal, reforçou diretamente a competitividade da empresa e indiretamente a do sector, criando nos concorrentes a necessidade de acompanhar as atuais evoluções tecnológicas aplicáveis ao sector.


> Inserção em Estratégias de Eficiência Colectiva

Conforme já referido, o projeto está inserido no âmbito de Estratégias de Eficiência Colectiva do Cluster Agro-Industrial do Ribatejo, no que refere ao:

  1. reforço da competitividade económica das atividades e fileiras produtivas;
  2. incentivo da multifuncionalidade das explorações agrícolas contribuindo para a diversificação interna e viabilidade económica;
  3. à promoção da qualidade e da inovação da produção agroindustrial com vista ao crescimento sustentado da produtividade, por via do desenvolvimento de novos produtos e da marca.

> Inovação

  • Produção de Novos Bens e Serviços:
    Pretendeu-se dotar a Rações Zêzere de capacidade de produção de uma mais completa gama de produtos, elaborados a partir de rigorosos critérios de qualidade e de controlo, potenciando e maximizando a rentabilidade destes para o cliente. Deu origem à produção de rações para bovinos, ovinos e caprinos e cereais embalados e misturas de cereais.

  • Adoção de Novos Processos ou Métodos:
    O projeto suportou a instalação de equipamentos inovadores e a certificação dos produtos e dos sistemas de gestão, o que implicou a adoção de novos métodos e novos processos de fabrico e de armazenamento. As certificações também implicaram um rigoroso controlo ao longo de todas as fases produtivas e de controlo na receção de matérias primas e na expedição de produtos acabado, controlo de qualidade e laboratorial.

  • Expansão de Capacidades de Produção:
    O aumento da capacidade produtiva e a reorganização do sistema de gestão de stock de produto acabado (por exemplo, estanteria dinâmica) dotou a empresa de capacidade suficiente para expandir o seu mercado para os Palop, nomeadamente, para Angola (satisfação de procura internacional). Para além disso, o reforço da capacidade de resposta com uma gama mais completa de produtos (incluindo rações de ruminantes e cereais embalados), aliado ao aumento da qualidade dos mesmos (abandonando a subcontratação nas suas aquisições e passando a produzir com a elevada qualidade dos restantes produtos), constituíram um importante fator de diferenciação. 

  • Criação de Unidades ou Linhas de Produção:
    A legislação impede a utilização de linhas comuns para produção de alimentos destinados a ruminantes na mesma linha onde são produzidos rações que contenham, na sua composição, matérias-primas de origem animal. Desta forma, tornou-se imperioso a criação de uma nova linha de rações com o objetivo de potenciar a empresa para um segmento de mercado com grandes perspetivas de crescimento. A instalação de uma linha de produção de misturas de cereais e rações para ruminantes fechando a cadeia de alimentação para animais (exceto aquicultura).

  • Introdução de melhorias Tecnológicas:
    O reforço e a aposta na tecnologia visaram a modernização dos laboratórios, com a aquisição de equipamentos com tecnologia de topo e com capacidades de emissão de relatórios em minutos, bem como alguns equipamentos produtivos que eliminam erros e desperdícios e aumentam a produtividade, garantindo os padrões de qualidade.


4. Links


Site

Facebook 

Vimeo


Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.