Um espaço de animação turística, de divulgação do património vitivinícola do Douro, das suas gentes, da sua cultura e etnografia. É projeto vanguardista onde a tradição e a modernidade convivem em harmonia.
Este equipamento turístico inovador contribui positivamente para os vinhos e para a imagem da Gran Cruz mas contribui igualmente para o desenvolvimento turístico do concelho de Vila Nova de Gaia e da cidade do Porto.
Entidade promotora
A entidade promotora do projeto é a sociedade Gran Cruz Turismo, Lda., que tem como objeto social a atividade de animação turística, incluindo exposições e eventos de natureza cultural.
A Sociedade tem como objetivo sensibilizar os turistas para os aspetos históricos, etnográficos e civilizacionais ligados ao vinho do Porto e à Região do Douro, assim como a promoção de experiências sensoriais e de consumo informado do vinho do Porto.
Apoio COMPETE
Designado por Espaço Gran Cruz – Centro Multimédia o projeto foi apoiado pelo COMPETE ao abrigo do Sistema de Incentivos à Inovação com um Investimento elegível de 2.776 mil Euros, correspondendo a um Incentivo FEDER de 1.527 mil Euros.
Segundo o testemunho de Jorge Dias, Diretor Geral, o apoio do COMPETE muito contribuiu para a criação deste empreendimento e para a concretização de novos conceitos e abordagens ao Vinho do Porto, na linha do que são os valores e a visão da marca PORTO CRUZ.
Projeto
O projeto dividiu-se em três grandes iniciativas que se complementam:
1 - O Centro Multimédia – é um espaço integrado de comunicação interativa multimédia, que cria um ambiente de emoção e de sensações, proporcionando uma forte relação dos visitantes com a marca Porto Cruz, o Vinho do Porto e o Douro;
2 – Sala de exposições temporárias, onde jovens artistas plásticos podem expor as suas obras e dar-se a conhecer aos visitantes;
3 – A Sala de Divulgação e Prova de Vinhos - é um espaço onde os visitantes poderão apreciar os diversos vinhos produzidos pelas empresas do grupo Porto Cruz, nomeadamente aqueles produzidos e comercializados pela empresa C. da Silva, SA/Dalva;
4 – Restaurante de Castro Gaia, onde os visitantes podem prolongar as suas experiências sensoriais, com petiscos da gastronomia portuguesa concebidos pelo Chefe Miguel Castro Silva;
5 – Terraço Lounge 360º, onde os visitantes podem experimentar novos momentos de consumo de vinho do Porto em modernos e atraentes cocktails, ou apenas disfrutar de uma vista magnífica para a zona histórica do Porto;
6 – O Portal do Centro Multimédia que foi desenvolvido de forma a funcionar como um prolongamento do próprio espaço - apresenta informação estruturada sobre o universo Porto Cruz.
Com este projeto a Gran Cruz Turismo oferece um espaço informativo, expositivo e de lazer, direcionado para o Vinho do Porto, onde a inovação, a interação e a criatividade marcam presença.
Descrição do Espaço
O ESPAÇO PORTO CRUZ – CENTRO MULTIMÉDIA, localizado na frente ribeirinha de Vila Nova de Gaia, é uma proposta arrojada que pretende marcar um tempo e um espaço com uma imagem forte.
Ocupando 4 pisos, todo o projeto foi desenvolvido de forma a manter a imagem exterior do edifício intervencionado, mantendo o pleno enquadramento com esta zona ribeirinha típica de Vila Nova de Gaia.
Neste espaço pode encontrar uma grande diversidade de serviços que vai desde a venda de produtos, exposições, sala de conferências, espaço de degustação de vinhos, restauração, entre outros.
O projeto do ESPAÇO PORTO CRUZ – CENTRO MULTIMÉDIA distingue-se nomeadamente pela qualidade arquitetónica, pela perfeita sintonia entre o moderno e o tradicional e por proporcionar um leque de serviços bastante alargado e diferenciado face à oferta existente.
Em cada piso, existem elementos estruturantes (imagem, luz, sensações e texturas) que irão provocar uma relação emocional com a marca Porto Cruz. Com este projeto, propõem-se linguagens e conceitos específicos para cada piso, pelo que o visitante poderá usufruir de uma experiência global ou optar apenas por aquelas por que mais se interessa.
A par de conteúdos permanentes, um programa sazonal dinamiza a oferta cultural e artística deste espaço, onde é obrigatório viver o vinho.