Apoio do COMPETE
Inserido no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, o projeto "World of Discoveries" conta com um investimento elegível na ordem dos 5 milhões e 933 mil euros, sendo financiado pelo FEDER, através do COMPETE em 2 milhões e 670 mil euros.
Conforme refere Pedro Rocha, Vice-Presidente, “o apoio financeiro do COMPETE acabou por ser decisivo para se conseguir concretizar este projecto, quer em termos de prazo quer essencialmente em termos de qualidade. Sem este apoio, seria necessária uma diferente calendarização e um nível de investimento mais reduzido, comprometendo a utilização do tipo de equipamentos e soluções tecnológicas e inovadoras as quais ajudam a tornar este Museu e parque temático único no mundo”.
Síntese
O projeto de investimento associado ao "World of Discoveries" surgiu na sequência da identificação de uma oportunidade de conceção de um produto turístico totalmente inovador, consubstanciado num espaço que recriasse a época dos descobrimentos portugueses.
Com efeito, a inexistência de produtos/serviços turísticos desta natureza, a sua elevada atratividade para o mercado e para a região, bem como o elevado grau de inovação que o projeto acarreta (inclusive no mercado internacional), constituiu uma das principais razões que impulsionaram a concretização desta ideia de negócio.
Nesse sentido, o presente projeto de investimento tpretende dar resposta a essa lacuna do mercado, através da criação de um parque temático, único a nível nacional e internacional. O conceito temático subjacente ao empreendimento, assente num forte cariz histórico e cultural, pretende constituir-se uma âncora na atração de novos turistas para a região, sobretudo estrangeiros, despertando a sua curiosidade e interesse pela nossa história.
Deste modo, o projeto combina a oferta de uma experiência lúdica e empolgante para os visitantes com um carácter pedagógico e cultural relevante, que converte o legado histórico português num factor de competitividade e potenciação do turismo interno e externo assente na valorização dos nossos recursos endógenos.
Assim, o projeto "World of Discoveries" visa a construção de um parque temático, subordinado à temática dos descobrimentos portugueses. Na sua génese o projeto assenta em duas componentes fundamentais, ambas interligadas com o objetivo de enaltecer a epopeia marítima portuguesa e promover a atração turística do Porto, da região do Douro e de Portugal, a saber:
(1) Componente arquitectónica (valorização do património);
(2) Componente Temática (valorização da história e cultura portuguesas).
O objetivo será o de recriar, numa zona circunscrita, a rota dos descobrimentos portugueses, permitindo que os turistas embarcados em réplicas de pequenos barcos naveguem, através de um canal de água ("oceano") concebido para o efeito, ao longo dos caminhos marítimos desbravados pelos exploradores/conquistadores portugueses à descoberta de novas rotas de comércio.
O visitante terá a oportunidade de experienciar, de forma interativa e num ambiente representativo da realidade à data, os momentos prévios à viagem, bem como a partida e chegada aos diferentes locais da nossa história coletiva.
A nível técnico e de processo, pode dizer-se que o "World of Discoveries" partilhará de alguns dos recursos de projetos desenvolvidos em outros parques temáticos, como por exemplo na Disney Paris, mas dentro de um conceito/tema totalmente diferente e inovador (factual, real e histórico-cultural de elevado valor acrescentado para a sociedade como um todo), com a introdução de um forte modelo pedagógico e com uma componente didática de elevado rigor técnico e científico.
Considerando a região do Porto em particular, de entre os equipamentos e empreendimentos turísticos semelhantes ao "World of Discoveries" destaca-se o Sea Life. Alargando o âmbito de análise ao resto do país, existem alguns empreendimentos que se podem considerar pertencentes ao mesmo tipo de mercado/negócio, como o Badoca Safari Park (Santiago do Cacém), Zoo Marine (Albufeira), Oceanário de Lisboa (Lisboa), Kizdania (Lisboa), Jardim Zoológico (Lisboa), Fluviário de Mora (Mora).
No entanto, nenhum destes empreendimentos assume uma natureza idêntica ao projeto em apreço, atendendo a que versam sobre conceitos e temáticas completamente diferenciadas (muitos deles relativamente similares na temática abordada). Assim, pode concluir-se que não existe qualquer oferta turística, nem na região, nem no país, com as características objectivadas para o projeto em apreço.
Adicionalmente, o carácter único e inimitável da temática subjacente ao projecto também o torna único a nível mundial. De entre as principais referências mundiais neste segmento destacam-se: (1) Peter Pan e o Pirata das Caraíbas - Disney, (2) London Dungeon, (3) Dickens World e (4) Spirit of London.
Face ao exposto, o presente projeto assume um elevado perfil diferenciador atenta a sua natureza e a oferta turística existente no território nacional, bem como ao nível mundial, e tem por base um conceito/tema único e inimitável, promovendo a valorização dos recursos endógenos da região e do país.
Descrição
O projeto de investimento em apreço consubstancia-se na criação de um empreendimento de animação turística, um parque temático assente numa componente lúdico-cultural, subordinado à temática dos descobrimentos portugueses.
O objetivo será o de recriar, numa zona circunscrita, a rota dos descobrimentos portugueses, permitindo que os turistas embarcados em réplicas de pequenos barcos naveguem, através de um canal de água ("oceano") concebido para o efeito, ao longo dos caminhos marítimos desbravados pelos exploradores/conquistadores portugueses à descoberta de novas rotas de comércio.
- Missão
A "World of Discoveries" foi criada de raiz com o intuito de conceber e desenvolver o projecto relativo a um parque temático representativo da Epopeia dos Descobrimentos Portugueses, pelo que a sua actividade económica, até ao momento, circunscreve-se ao desenvolvimento de trabalhos conexos com a fase de arranque da Empresa, designadamente, estudos prévios e de viabilidade do projecto.
A empresa apresenta como missão estratégica prioritária a criação de uma unidade de animação turística que pretende afigurar-se como uma referência na região e no país enquanto oferta única assente na valorização da nossa história e da nossa cultura.
Assim, a estratégia assumida pela Entidade Promotora é geradora de fortes sinergias regionais, contribuindo para:
(i) a promoção do turismo através do património cultural e histórico da região;
(ii) o estímulo à economia regional; e
(iii) a promoção do bem-estar para residentes e não-residentes da cidade.
- Objetivos estratégicos
1. Criação de um empreendimento turístico (parque temático histórico-cultural), assente num conceito inovador e de elevado perfil diferenciador na esfera nacional internacional, que ambiciona converter o legado histórico português numa experiência pedagógica, didáctica e lúdica única e de elevada qualidade;
2. Incremento da oferta de produtos/serviços turísticos diferenciadores na região em que o Projecto se irá localizar, nomeadamente pela aposta integrada e diferenciada dos produtos de Touring Cultural e Paisagístico e Turismo de City Break, procurando contribuir, deste modo, para o aumento da receita e permanência média por turista na região e para a contracção da sazonalidade da procura;
3. Contributo para o aumento das receitas subjacentes ao sector do turismo, vindas do exterior, através da aposta numa estratégia de promoção comercial junto de mercados externos com forte potencial de geração de receitas, contribuindo para uma evolução positiva do saldo da balança de pagamentos;
4. Valorização e aproveitamento do património arquitectónico de elevado valor histórico e cultural da cidade do porto, contribuindo para a requalificação da zona histórica da cidade. Neste âmbito a Empresa pretende sustentar a sua competitividade com base na valorização na valorização de recursos endógenos únicos e de elevado valor histórico e cultural;
5. Estabelecer uma relação sinérgica com a envolvente da região, tirando partido do forte potencial turístico da região do Douro e do património histórico e cultural da cidade do Porto, e contribuindo para a promoção do turismo da região, para o estímulo à economia da cidade e a promoção do bem-estar;
6. Promoção de uma oferta turística com distintivos padrões de qualidade e perfil diferenciador a nível nacional e internacional, enaltecendo a Epopeia Marítima Portuguesa de forma lúdica e empolgante (com forte cariz pedagógico e didáctico), susceptível de dinamizar o sector turístico da região em que se insere, funcionando como um importante veículo de promoção da região e de Portugal, enquanto destino turístico competitivo e de referência à escala nacional e internacional;
7. Desenvolver um conteúdo programático de valorização histórica, cultural e de lazer capazes de assumirem um papel de âncora de carácter didáctico e pedagógico e, bem assim, para o desenvolvimento e potenciação do turismo interno e externo da região. Adicionalmente, esta componente tem por base um importante pilar, ao nível do rigor técnico e científico do projecto, nas suas componentes históricas e culturais, A garantia de credibilidade e rigor dos conteúdos produzidos e dos formatos criados trazem, obviamente, um elevadíssimo valor acrescentar ao produto e à sua capacidade intrínseca de venda.
- Estratégia de Comunicação
Para o efeito, a Empresa tem já delineada uma forte política de promoção e divulgação deste novo produto turístico estando já previstas algumas ações, designadamente:
(1) estabelecimento de parcerias com operadores turísticos e estabelecimento de protocolos que permitam a inserção do parque temático em pacotes de estadia,
(2) conceção e realização de ações de marketing, merchandising através da comunicação social,
(3) promoção através das redes sociais,
(4) inserção do parque temático nos mapas turísticos da cidade, bem como a integração em roteiros de autocarros de sightseeing da cidade,
(5) e a criação de um portal na internet com informação sobre o empreendimento e a região, possibilitando reservas "online".
- Serviços
1. Ingresso no parque temático para realização da "viagem" rumo ao desconhecido. Neste âmbito a Empresa irá proporcionar aos seus clientes uma experiência única ao recriar todos os aspetos subjacentes à realização de uma epopeia. Esta experiência iniciará com os preparativos da viagem (através da recriação do ambiente subjacente à construção das embarcações - estaleiros de construção naval, a escola de navegação, o abastecimento de matérias-primas e o cais de embarque) até à viagem propriamente dita.
2. Loja de souvenirs: a este nível os visitantes terão a oportunidade de adquirir um conjunto de produtos alusivos à temática dos descobrimentos subjacente ao parque, designadamente lembranças, livros, instrumentos, jogos, entre outros.
3. Serviços de alimentação/catering - neste contexto serão disponibilizados os serviços de alimentação subjacentes à componente de cafetaria/restaurante dirigidos turistas que aí se deslocam, mas está também prevista a oferta de jantares/almoços/eventos temáticos em restaurante dentro das instalações (recriação de ambientes temáticos tais como um ambiente tropical ou outro do próprio percurso).
- "Key Performance Indicators" (KPI's)
* Número de turistas nacionais e internacionais que visitarão o parque temático em 2017;
* Aumento da receita turística anual da região;
* Contributo para a melhoria do poder de compra da região, via criação de postos de trabalho directos de carácter permanente, e dinamização de postos de trabalho indirectos;
* Alcance de um volume de facturação associado a turistas estrangeiros;
* Alcance de um número de visitantes provenientes do mercado internacional.
- Conclusão
Em síntese, o projeto alavanca sinergias de elevada relevância para a região ao combinar o grande interesse turístico e pedagógico dos Descobrimentos Portugueses com o elevado potencial turístico do Porto e da Região do Douro, com um serviço totalmente inovador no mercado nacional e internacional.
Deste modo, o projeto de Investimento procura desenvolver fatores de competitividade do sector do turismo, gerando igualmente (i) um aproveitamento integrado das potencialidades da região "Porto e Norte", e (ii) um efeito de arrastamento da economia na área de localização do investimento, contribuindo para a inversão da sazonalidade da procura turística.
Nesse sentido, pode referir-se que o projeto se encontra alinhado com os objetivos do PENT (Plano Estratégico Nacional do Turismo), o qual vem definir o mercado português, o espanhol e o francês como mercados estratégicos, os quais devem ser alvo de um esforço de promoção, de modo a incrementar a sua contribuição para as receitas, estimulando sobretudo o seu crescimento na considerada época baixa (Outubro a Maio).
Adicionalmente, além dos turistas individuais e em grupos, perspetivam-se parcerias com escolas para realização de visitas de estudo, atenta a forte componente pedagógica e didática ao nível do carácter histórico e cultural que o projeto irá configurar, uma vez que se baseia na história de Portugal e irá recriar de forma única e inovadora a Epopeia dos Descobrimentos Portugueses (temas que estão necessariamente no programa curricular das escolas Portuguesas).
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, consulte o menu "Áreas/Incentivos às Empresas/Inovação/Projetos que Apoiamos".
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.