O COMPETE aprovou na sequência do concurso n.º 10/SI/2011, 30 projectos cojuntos|internacionalização, num total de 46 milhões de euros de investimento elegível, correspondendo a 24 milhões de euros de incentivo FEDER.
A internacionalização da economia portuguesa, traduzida no aumento da capacidade de exportação e de presença em mercados externos, tem vindo a assumir uma importância crescente no quadro das políticas macroeconómicas nacionais, em especial considerando que as exportações são, actualmente, a única componente da despesa que está a contribuir positivamente para o crescimento do produto e da riqueza nacionais. Neste contexto, são cruciais as medidas direccionadas para o aumento efectivo da internacionalização, enfatizando a produção de bens e serviços transaccionáveis e explorando mercados e parcerias para os mesmos, nomeadamente através da realização de acções de conhecimento dos mercados, do desenvolvimento e promoção internacional de marcas, da prospecção e presença em mercados internacionais e da promoção e marketing internacionais.
No quadro do QREN estes apoios consubstanciam-se no Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI PME), quer sob a forma de projectos individuais e de cooperação quer sob a forma de projectos conjuntos.
Os projectos conjuntos apresentados por Entidades públicas, Associações Empresariais ou entidades do Sistema Científico e Tecnológico, envolvem o desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção de um conjunto de PME.
Os 30 projectos aprovados envolvem mais de 1500 empresas, que estarão presentes em 482 acções, divididas em certames, acções de prospecção de mercado e acções de promoção e contacto.
No que se refere aos mercados-alvo, os projectos apoiados espelham a actual estrutura das exportações nacionais, dada a predominância de projectos orientados para a União Europeia (UE27). Apresenta-se, no gráfico seguinte, a repartição das acções previstas por mercado|área. A Europa a 27 é o destino de 53% das acções, representando a Espanha, a Alemanha e a França os destinos mais relevantes (61%do total).
Conheça as várias acções consultando os documentos para download e consulte o menu “Serviços às PME” para informação mais detalhada.