Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Já ouviu falar de Choose Portugal 2012?

23.07.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Trata-se de um projeto que visa a promoção da competitividade das empresas através da expansão a mercados externos.

Logótipo Choose Portugal
Logótipo Choose Portugal

A expansão a mercados externos é feita quer pela via da internacionalização do seu negócio, quer pelo fornecimento a parceiros empresariais em países estrangeiros.

Enquadramento

O Choose Portugal 2012 é um projeto conjunto integrado no Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, coordenado pela NERLEI, que visa apoiar as empresas participantes a consolidarem a sua posição nos mercados externos, melhorando a competitividade no mercado global, através da realização de acções complementares às estratégias e iniciativas das empresas que lhes permitam incrementar a imagem de qualidade e de referência dos produtos nacionais.

Trata-se de um projecto com o apoio do COMPETE, envolvendo cerca de 75 empresas, desenvolvido no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, com um investimento total de um milhão e mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 988 mil euros.

Objectivos

Este projecto visa:

  • fomentar e apoiar a abordagem das empresas da Região de Lleiria a mercados externos;
  • Reforçar as relações de cooperação com Câmaras de Comércio e outras entidades sedeadas em Portugal, que fomentem e apoiem a internacionalização das empresas nacionais em mercados específicos;
  • Reforçar as relações com associações estrangeiras de apoio à internacionalização das empresas de forma a potenciar o desenvolvimento de acções conjuntas.

Acções

A NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, no âmbito das suas atividades de apoio à internacionalização das empresas irá realizar em 2012 diversas ações a mercados considerados prioritários para a internacionalização das empresas portuguesas.

Este projeto engloba assim três tipologias de ação:

  1. a participação de empresas em feiras internacionais (Feira Ambiente e Feira Ceramitec);
  2. a participação em missões empresariais (Cabo Verde, Moçambique, Japão, México, Brasil, Angola e Marrocos);
  3. e a participação em missões inversas (França e Espanha).

Assim, este projeto engloba as seguintes acções:

Feiras e Missões Internacionais

Acções realizadas:

1. Feira Ambiente
Local: Frankfurt, Alemanha
Data de realização: 10 a 14 de fevereiro
Número de empresas participantes: 30

2. Missão empresarial a Cabo Verde
Local: Ilhas de Santiago e S. Vicente
Data de realização: 27 de fevereiro a 01 de março
Número de empresas participantes: 7

3. Missão Empresarial a Moçambique
Local: Maputo
Data de realização: 15 a 22 de abril
Número de empresas participantes: 7

4. Feira Ceramitec
Local: Munique
Data de realização: 22 a 25 de maio
Número de empresas participantes: 4

5. Missão Empresarial ao Japão
Local: Tóquio
Data de realização: 13 a 20 de maio de 2012
Número de empresas participantes:5

Acções a realizar:
Missão Empresarial México | 16 a 21 de setembro
Missão Empresarial Brasil | 30 Set. a 05 de outubro
Missão Empresarial Angola | 03 a 09 de novembro
Missão Empresarial Marrocos | 02 a 06 de dezembro

As missões exploratórias têm como objectivo dotar a NERLEI de Informação actualizada sobre estes mercados, por exemplo ao nível dos principais sectores alvo e respectivas oportunidades, para preparar as missões de prospecção de mercado previstas para estes países.

A organização da participação colectiva na Feira Ambiente 2012, uma feira âncora da Fileira Casa, visitada por profissionais de todo o mundo e onde estão expostas as mais importantes marcas e o mais significativo que há em termos de produtos, nomeadamente no que respeita a design e inovação.

A realização de oito Missões Empresariais a mercados considerados prioritários para a internacionalização das empresas portuguesas: Angola, Cabo Verde, Brasil, Espanha, México, França, Marrocos e Moçambique. Estas missões com um carácter multisectorial permitirão aos seus participantes conhecer o mercado in loco, a sua forma de funcionar e as suas potencialidades, para além da possibilidade de efectuarem negócios na sequência dos encontros de negócios que irão ter com as empresas desses mesmos países.

Missões Inversas

França | Setembro
Espanha | 18 a 19 de outubro
As missões inversas têm como objetivo facilitar o primeiro contacto entre empresas portuguesas e potenciais clientes estrangeiros, num ambiente mais favorável à oferta nacional.
Pretende-se dinamizar a vinda à região de importadores espanhóis e franceses através da realização de reuniões de trabalho entre as empresas nacionais e estrangeiras.

Acções de Divulgação

- Seminário sobre o mercado de Cabo Verde;
- Seminário sobre o mercado de Moçambique;
- Seminário sobre o mercado do Japão;
- Seminário sobre o mercado de França;
- Seminário sobre o mercado do México;
- Seminário sobre o mercado do Brasil;
- Seminário sobre o mercado de Espanha;
- Seminário sobre o mercado de Angola;
- Seminário sobre o mercado de Marrocos;

Os seminários a realizar terão como principais objectivos revelar o potencial dos mercados a abordar nas diversas missões empresariais, as oportunidades que estes países oferecem às empresas portuguesas e os apoios que podem e devem ser utilizados para reduzir o risco dos seus investimentos, além de sensibilizar/captar empresas para as acções a desenvolver no decorrer do projecto.

O objetivo é facilitar o primeiro contacto entre empresas portuguesas e potenciais clientes estrangeiros, num ambiente mais favorável à oferta nacional.

Pretende-se dinamizar a vinda à região de importadores espanhóis e franceses através da realização de reuniões de trabalho entre as empresas nacionais e estrangeiras.