Num contexto de crescimento contínuo das exportações no sector do calçado, as iniciativas de internacionalização de marcas nacionais do sector lideram as páginas garantindo que o fôlego da indústria de calçado nacional se mantém.
A expansão da marca Les Souliers de Masha para o mercado externo, diminuindo a dependência dos clientes "Private Label" é o objectivo da empresa Vitorino Coelho. Apoiado pelo COMPETE, no âmbito Sistema de Incentivos à Qualificação de PME, o projeto de Internacionalização da marca própria Les Souliers de Masha envolve um investimento elegível de 227 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 79 mil euros.
A Vitorino Coelho conta com 102 colaboradores e tem uma capacidade produtiva diária de cerca de 1.000 pares, distribuídos por 2 linhas próprias e autónomas, e fabrica essencialmente para França, Espanha, Inglaterra e Mercado Interno. Sendo contudo o mercado externo o mais representativo em volume de negócios, com cerca de 90% das vendas.
Hoje, com mais de 25 anos de existência pauta-se por uma gestão dinâmica e flexível de forma a acompanhar as últimas tendências dos mercados, produzindo calçado de senhora com qualidade.
A empresa Vitorino da Silva Coelho, SA, constituída em 1982, iniciou a sua atividade a produzir calçado de senhora de média-alta qualidade para o mercado interno. Evoluindo de forma gradual até 1986, ano em que marca o início das exportações, primeiro para o mercado sueco e depois um pouco para toda a Europa.
A partir de 1991, a empresa passa a ser maioritariamente exportadora. Sendo até então associada ao calçado de senhora fino e com moda incorporada, reposiciona-se nesta altura, muito motivada pelas solicitações do mercado francês, inglês e escandinavo, para a produção de um calçado mais básico, com solas mais grossas, matéria-prima mais barata e de produção em série. Mantendo igualmente boas performances, devido à qualidade dos seus produtos.
O final dos anos 90 a empresa perdeu vendas significativas pelo facto de os clientes optarem pela Europa de Leste e o Extremo Oriente como fornecedores de calçado mais apetecidos. Em resposta, a empresa procurou alterar o tipo de produto que a caracterizava, procurou novos clientes e começa a elaborar coleção própria, para regressar ao mercado interno e alargar a outros mercados, começando pelo Espanhol em 2006.
A empresa pretende continuar a apostar no segmento médio-alto, estando para isso a apostar essencialmente no aumento da capacidade de desenvolvimento de produto, quer em termos de rapidez e serviço ao cliente, quer em termos de qualidade e flexibilidade de produção, apostando em aspetos que reforcem a produção de pequenas encomendas, de produtos de elevado valor acrescentado.
A gama variada de produtos - sapatos, sandálias, botas, botins - caracterizam-se pelo seu grau de inovação, quer em termos de design quer de materiais utilizados.
Desde o início desta década que a empresa apostou em tecnologias que lhe permitiram melhorar a produtividade e a flexibilidade dos seus processos, com o intuito de permitir um melhor desempenho em termos de qualidade, de prazo de entrega e da capacidade de resposta a pequenas séries.
Internacionalizar a marca própria Les Souliers de Masha, através do reforço da capacidade de criação, desenvolvimento e promoção de Coleções Próprias, otimizando a cadeia de valor e trazendo vantagens para o seu negócio, a nível da dinamização do mercado e criação de mais oferta para os seus clientes.