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Les Souliers de Masha | Calçado para mulheres elegantes

28.05.2012
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

Sapatos perfeitos para mulheres que gostam de marcar a diferença na corrente dominante da moda.

Num contexto de crescimento contínuo das exportações no sector do calçado, as iniciativas de internacionalização de marcas nacionais do sector lideram as páginas garantindo que o fôlego da indústria de calçado nacional se mantém.

A expansão da marca Les Souliers de Masha para o mercado externo, diminuindo a dependência dos clientes "Private Label" é o objectivo da empresa Vitorino Coelho. Apoiado pelo COMPETE, no âmbito Sistema de Incentivos à Qualificação de PME, o projeto de Internacionalização da marca própria Les Souliers de Masha envolve um investimento elegível de 227 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 79 mil euros.

A Vitorino Coelho conta com 102 colaboradores e tem uma capacidade produtiva diária de cerca de 1.000 pares, distribuídos por 2 linhas próprias e autónomas, e fabrica essencialmente para França, Espanha, Inglaterra e Mercado Interno. Sendo contudo o mercado externo o mais representativo em volume de negócios, com cerca de 90% das vendas.

Hoje, com mais de 25 anos de existência pauta-se por uma gestão dinâmica e flexível de forma a acompanhar as últimas tendências dos mercados, produzindo calçado de senhora com qualidade.

A empresa Vitorino da Silva Coelho, SA, constituída em 1982, iniciou a sua atividade a produzir calçado de senhora de média-alta qualidade para o mercado interno. Evoluindo de forma gradual até 1986, ano em que marca o início das exportações, primeiro para o mercado sueco e depois um pouco para toda a Europa.

A partir de 1991, a empresa passa a ser maioritariamente exportadora. Sendo até então associada ao calçado de senhora fino e com moda incorporada, reposiciona-se nesta altura, muito motivada pelas solicitações do mercado francês, inglês e escandinavo, para a produção de um calçado mais básico, com solas mais grossas, matéria-prima mais barata e de produção em série. Mantendo igualmente boas performances, devido à qualidade dos seus produtos.

O final dos anos 90 a empresa perdeu vendas significativas pelo facto de os clientes optarem pela Europa de Leste e o Extremo Oriente como fornecedores de calçado mais apetecidos. Em resposta, a empresa procurou alterar o tipo de produto que a caracterizava, procurou novos clientes e começa a elaborar coleção própria, para regressar ao mercado interno e alargar a outros mercados, começando pelo Espanhol em 2006.

A empresa pretende continuar a apostar no segmento médio-alto, estando para isso a apostar essencialmente no aumento da capacidade de desenvolvimento de produto, quer em termos de rapidez e serviço ao cliente, quer em termos de qualidade e flexibilidade de produção, apostando em aspetos que reforcem a produção de pequenas encomendas, de produtos de elevado valor acrescentado.
A gama variada de produtos - sapatos, sandálias, botas, botins - caracterizam-se pelo seu grau de inovação, quer em termos de design quer de materiais utilizados.

Desde o início desta década que a empresa apostou em tecnologias que lhe permitiram melhorar a produtividade e a flexibilidade dos seus processos, com o intuito de permitir um melhor desempenho em termos de qualidade, de prazo de entrega e da capacidade de resposta a pequenas séries.

Internacionalizar a marca própria Les Souliers de Masha, através do reforço da capacidade de criação, desenvolvimento e promoção de Coleções Próprias, otimizando a cadeia de valor e trazendo vantagens para o seu negócio, a nível da dinamização do mercado e criação de mais oferta para os seus clientes.