Com esta missão ao Oriente, quis-se "abordar novos mercados, como resposta aos desafios que se apresentam às empresas do setor" e dado o facto das vendas no mercado interno estarem "a baixar", fruto da conjuntura económica do país, explicou José Canha, dirigente da associação à "Vida Económica".
Na edição de 2011 da Asia Fruit Logistica, participaram 332 empresas de 33 países. Este ano, de acordo com a organização do certame, estiveram presentes em Hong Kong 350 expositores de 30 países.
Sendo a China "um país em crescimento e com uma economia dinâmica", esta ação da Portugal Fresh revelou-se "uma prospeção de mercado, com vista ao estabelecimento de pontes comerciais e ao fortalecimento da marca Portugal", quer quanto ao fomento das exportações, quer com vista ao "estabelecimento de parcerias para investimento direto de empresas portuguesas" na região.
"Os chineses querem apostar nas plantações de figo, ameixa e pêssego e nós temos o 'know-how", revela o dirigente da Portugal Fresh, adiantando que "já há contactos feitos" com a China que permitem olhar para o futuro próximo com "otimismo moderado".
Quanto às exportações de fruta para o Oriente, José Canha garante que os problemas logísticos e de transporte não são problema. Tudo é assegurado através de contentores frigoríficos e, no caso de pequenos frutos (amoras, por exemplo) ou das frutas ou dos legumes processados (IV gama), até já podem ser exportados por via aérea a "preços, nalguns casos, mais baratos do que para o Brasil".
Ainda este ano, a Portugal Fresh, que agrega 60 empresas do setor, organiza missões ao Brasil, a Madrid e uma missão inversa da América Latina.
In Vida Económica - 07/09/2012
Enquadramento no COMPETE
Esta iniciativa insere-se numa estratégia de promoção articulada concretizada num projecto apoiado no âmbito do COMPETE.
A Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal foi criada em Dezembro de 2010 e integra 55 associados, 47 das principais empresas do sector e 8 associações. Estruturada em estreita articulação com os diversos agentes da fileira e entidades públicas, esta organização pretende desenvolver o sector hortofrutícola e das flores através da:
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internacionalização;
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concertação e cooperação estratégica empresarial;
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colaboração na organização e coesão do sector;
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criação de sinergias;
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criação de mecanismos de informação, entre outros.
A estratégia da Portugal Fresh encontra-se alinhada com os objectivos do Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar, assumindo-se este projecto como complementar à EEC do Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar, procurando promover a internacionalização das empresas do sector através de um suporte activo, na sua capacitação e na identificação e captação de oportunidades, criando valor e dimensão, que a médio/longo prazo trará notoriedade e reputação ao sector hortofrutícola e das flores português, junto dos mercados externos.
A Portugal Fresh tem também o objectivo de organizar e dinamizar o sector como um todo, articulando com as diversas associações sub-sectoriais, assim como, com instituições ligadas ao saber e à divulgação do conhecimento.
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