Afirmar Portugal como criador e produtor de tendências na moda.
A moda portuguesa já tem um caminho percorrido. Mas pode ainda pisar novas passerelles. O Pólo de Competitividade e Tecnologia da Moda promove o diálogo entre parceiros, e potencia as oportunidades de uma estratégia integrada ao nível do têxtil, calçado e ourivesaria. “Made in Portugal” significa responder de forma inovadora às novas dinâmicas, associando moda e design, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social; e promover qualificação e formação com vista ao reconhecimento distintivo no mercado internacional.
Missão
Tirar proveito das sinergias existentes entre todos os sectores que compõem a moda Portuguesa, das características comuns às várias indústrias que compõem o Pólo, de forma a amplificar os efeitos das respectivas associações sectoriais: têxtil, calçado e ourivesaria.
Visão
Afirmação internacional de Portugal como criador e produtor de excelência na moda.
Objectivos
- Encorajar um número crescente de empresas das diversas indústrias da moda a aumentar o valor acrescentado dos seus produtos, reforçar o controlo sobre a cadeia de valor e promover a inovação nos modelos de negócios ou nas tecnologias
- Qualificar os recursos humanos e reforçar a capacidade de atrair jovens licenciados para as indústrias da moda
- Fazer um upgrade, nacional e internacional, da imagem e promoção da oferta portuguesa e afirmar a vocação do país enquanto produtor de excelência e criador de moda
- Explorar sinergias e complementaridades entre as diversas indústrias da moda
Resultados
- Reforçar a quota de mercado entre os produtores europeus de moda
- Fortalecer a capacidade de criação de valor (introdução de novos modelos de negócio, evolução para gamas mais altas dentro dos produtos típicos da indústria, e inovação a nível de produtos e processos)
- Manter o actual peso das indústrias da moda no VAB (Valor Acrescentado Bruto) da indústria transformadora portuguesa
- Fomentar a criação de emprego e a qualificação dos recursos humanos