Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Pólo das Indústrias da Mobilidade

Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade

Tornar-se uma referência na investigação, concepção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços das indústrias da mobilidade é o objectivo principal do Pólo de Competitividade Mobi.

Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade
Vídeo de apresentação do Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade

A mobilidade sustentável é um imperativo do nosso tempo. A este desafio, Portugal responde antecipando as mudanças. Tornar-se uma referência na investigação, concepção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços das indústrias da mobilidade é o objectivo principal do Pólo de Competitividade Mobi.

A estratégia aposta na confl uência das três indústrias bases - automóvel, aeronáutica e ferroviária - e procura novos paradigmas industriais, em articulação com o sector energético e TICE (Tecnologias de Informação Comunicação e Electrónica).

O Pólo das Indústrias da Mobilidade trabalha para oferecer soluções mais inteligentes, verdes e integradas; capazes de fazer face ao desejado equilíbrio ambiental e às exigências de um mercado sustentável.

Missão

Promoção e exercício de iniciativas e actividades de inovação e tecnologia de vocação nacional e internacional, promovendo e incentivando a cooperação entre empresas, organizações, universidades e entidades públicas, com vista ao respectivo aumento da capacidade de I&DT e consequente crescimento do volume de negócios, das exportações e do emprego qualifi cado nas várias áreas associadas às indústrias da mobilidade.

Visão

Posicionar Portugal como referência na investigação, concepção, desenvolvimento, fabrico e teste de produtos e serviços das indústrias da mobilidade.

Objectivos

  • Consolidar o posicionamento da indústria automóvel portuguesa, reforçando os fornecimentos a clientes, tradicionais e novos, nos mercados de proximidade e nos mercados globais
  • Especializar a indústria segundo as grandes tendências da mobilidade sustentável
  • Diversificar a actividade da indústria de componentes com a integração nas cadeias de fornecimento das indústrias aeronáutica e ferroviária
  • Atrair IDE (Investimento Directo no Estrangeiro) orientado para a capacidade de desenvolvimento e produção existente, novos perfis de especialização e segmentos de mercado e construtores emergentes.

Resultados

  • Posicionar o cluster automóvel e da mobilidade entre os mais competitivos do mundo
  • Desenvolver uma indústria de fornecedores sólida, competente e com um desempenho de excelência
  • Promover Portugal enquanto plataforma especializada de competências ao longo de toda a cadeia da mobilidade
  • Induzir e atrair novos projectos de investimento associados a novas lógicas de veículos e motorizações
  • Desenvolver novas oportunidades de negócio e reter o investimento estrangeiro
  • Aumentar o VAB (Valor Acrescentado Bruto), as exportações e a criação de emprego qualifi cado nas empresas das indústrias da mobilidade